terça-feira, 19 de julho de 2011

Reconstruindo o Altar da Obediência. - Dt 11.26-27


1.Panorama do Livro de Deuteronômio.
Para podermos entender o texto precisamos entender primeiramente a situação em que o povo de Deus estava:
1.1. A palavra Deuteronômio é derivada de duas palavras gregas: “deuteros” = “segunda” e “nomos”=”lei”, portanto o Deuteronômio é a repetição das leis dadas por Deus enquanto a nação de Israel estava peregrinando no deserto.
1.2. Estas leis precisavam ser repetidas porque toda aquela geração que estava presente quando Deus deu através de Moises as leis pela qual o povo viveria, havia morrido, portanto, por isso Moises julgou necessário fazer uma repetição da lei pouco tempo antes de entrar na terra que Deus havia prometido, a terra de Canaã.
1.3. O Livro de Deuteronômio é um chamado de obediência a Deus. Vemos por todo o livro, Deus chamando o  seu povo a uma vida de obediência.
No texto que lemos, Deus deixa bem claro: Diante de vocês, eu coloco a benção e a maldição, a vida e a morte, o que vocês escolhem?
Se escolhem obedecer  os mandamentos do Senhor, vocês terão a vida eterna, terão uma vida de benção, porem se vocês escolherem uma vida de maldição e morte se vocês não viverem uma vida de acordo com os mandamentos do nosso Deus.
Não porque Deus é um Deus tirano e carrasco, mais porque Deus sabe que o resultado de pecado e da desobediência é um caminho de morte.
Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.                                                                                                              Provérbios 3:12
Essa era a proposta de Deus, simples, clara e objetiva...a direção que a sua vida vai tomar, depende de suas escolhas.
E é sobre isso que eu quero pregar esta noite, como anda a sua obediência?
Em sua vida qual é nível da sua obediência, a seus pais, a sua liderança e principalmente, a sua obediência aos preceitos e mandamentos de Deus.

2. Deus não muda, o que era pecado no passado, ainda é pecado hoje.
 Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.                                                                                                                                      Isaías 26:4
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.                                           Tiago 1:17
Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Números 23:19.

3. Obedecer a Deus é amar a Deus.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
João 14:21-24.

4. Obedecer a Deus, muitas vezes requer dizer não a nossa própria vontade.
E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.                           Marcos 8:34

5. Conclusão.
         5.1 Obedecer a Deus, na maioria das vezes não é fácil, mais é necessário, se queremos ter uma vida de santidade, adoração e louvor a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário